O Observatório de aves situa-se próximo da localidade de Parrozelos, a partir da EM508, nas imediações da área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, na transição da vertente norte, com uma grande influência Atlântica, para o interior do maciço da Serra do Açor, a cerca de 900m de altitude.
A diversidade de biótopos permite a presença de um grande número de aves. Destacam-se, neste grupo, o tartaranhão-caçador Circus pygargus, que se encontra no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de “Em Perigo”, e o açor Accipiter gentilis, juntamente com a coruja-do-nabal Asio flammeus e a felosa-das-figueiras Sylvia borin que são apresentados, pelo mesmo documento, como “Vulneráveis”. Refere-se ainda um endemismo ibérico, a felosinha-ibérica Phylloscopus ibericus.
Nas proximidades, habitam também espécies como a coruja-do-mato Strix aluco, o chasco-preto Oenanthe leucura, o búteo ou águia-de-asa-redonda Buteo buteo e o pombo-torcaz Columba palumbus, algumas incluídas no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (ICNF).
Fonte: www.visitarganil.pt
Todas os contatos listados são:
“Chamadas para a rede fixa nacional”